Foi realizado em São Paulo, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o “evento-hub” do Dia da Internet Segura. A celebração da data, que aconteceu em mais de 180 nações, está em sua 22ª edição global e na 17ª no Brasil. Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, a iniciativa visou a mobilizar diferentes setores da sociedade na promoção de um ambiente digital mais seguro, ético e responsável. A versão brasileira do encontro será marcada pela apresentação de indicadores inéditos sobre o uso de Internet e dispositivos digitais por crianças de 0 a 8 anos.
O levantamento foi produzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br/NIC.br) a partir das bases de dados das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Domicílios, referentes ao período de 2015 a 2024. Outro destaque foi a divulgação das estatísticas de 2024 dos canais de denúncia e de ajuda da Safernet Brasil, que atua no enfrentamento a crimes e violações aos Direitos Humanos no ambiente online.
A programação contou com lançamentos, palestras, mesas de debate e painéis sobre temas, como cidadania digital na educação básica, desafios da era digital para a juventude e enfrentamento à violência sexual online contra crianças e adolescentes. Participaram do evento representantes dos governos brasileiro e do Reino Unido, do Ministério Público Federal, da UNICEF, das plataformas Meta, Tik Tok, Google e YouTube, entre outros convidados. O evento está sendo organizado por Safernet Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
Confira os resultados por meio do canal do NIC.br no YouTube e pela página da SaferNet no Facebook.
Transmissão online: https://www.youtube.com/@NICbrvideos/videos
Site oficial: https://www.diadainternetsegura.org.br/